Manifesto


Manifesto do ciclotropeirismo

O ciclotropeirismo é um movimento ciclístico sem fundamento, cujo único objetivo é pedalar. Pedalar pelos mesmos lugares onde os tropeiros passavam. É, pensando bem o ciclotropeirismo até que tem fundamentos e bem antigos.
Então digamos que o ciclotropeirismo não tem ambições, embora até tenha fundamentos. Agora, pensa numa atividade alto astral, saudável, cooperativa, ao ar livre, acessível, capaz de divulgar belas paisagens e lugares esquecidos, além de libertar as pessoas do esquema carro-televisão. O ciclotropeirismo é assim. O ciclotropeirismo tem potencial pra colocar São Chico no mapa turístico do Estado, mobilizar pessoas de vários municípios, reativarem espaços abandonados, criar laços afetivos e efetivos. É, analisando bem o ciclotropeirismo até que tem ambições, e bem grandes.
A vida é cíclica (ciclovida...) e por isso o tropeirismo voltou, agora nas rodas das bicicletas. O gado foi de caminhão, direto pro abate, coitado. Mas ficaram seus caminhos, quase esquecidos ou cobertos pela camada quente do asfalto... “Vou costurar a minha vida com a linha do horizonte/ O meu melhor dia foi hoje/ A minha melhor idade, esta/ Meu amor mais importante, tu/ Eu vou passar o tempo (pra trás)/ Vou seguir sempre em frente, vento contra, morro acima/ Descanso porque não penso/ Duas vidas não sei se terei, mas duas rodas eu tenho... Estas são as coisas que pensa um ciclotropeiro enquanto pedala.
Então só nos restam as melhores viagens. Ver e sentir. O cheiro, as cores, as temperaturas, as pessoas. Que graça tem um avião? O que tu lembras do caminho feito de avião? Do lanche? Da poltrona? Que graça tem o carro? O que tu lembras do caminho feito de carro? Breves vultos, sono? A liberdade é zen, a felicidade também. Passado e presente se fundem sob nossas rodas leves. O ciclotropeirismo é uma síntese em movimento. Um movimento, em síntese.


De onde surgem os ciclotropeiros? Onde pedalam?

Surgem de um ajuntamento, de uma comparsa, de uma parceria de amigos, formando um grupo com a mesma idéia: pedalar e divulgar o ciclismo. O ciclismo pelo simples prazer de pedalar, pelo simples motivo de se deslocar por aí, para visitar lugares, para percorrer caminhos não trilhados (ou muitas vezes já trilhados por carretas e tropas).
Mas fica aí uma pergunta: e o esporte, onde se encaixa? Respondemos sem demora. Tendo em vista que o ciclismo é um esporte que ao ser praticado em terrenos irregulares e muitas vezes inacessíveis (o mountain bike ou bicicleta de montanha, bicicleta de todo terreno) é considerado um esporte de aventura, e que quase todos eles surgem basicamente de uma necessidade do ser humano de se deslocar e vencer dificuldades no caminho com técnicas e equipamentos, a simples atividade de se deslocar de bicicleta passa a ser um esporte, um esporte útil, um esporte de integração (de lugares e pessoas).
E por falar em esporte, ciclismo e deslocamento: São Chico é o lugar perfeito para todas as modalidades de ciclismo. Para o ciclismo de estrada, temos rodovias asfaltadas que ligam outras cidades a nossa, passando por belas paisagens de campo e serras. Para o ciclismo na modalidade de mountain bike temos as mais diversas trilhas e estradas antigas, sem falar nos corredores e atalhos dos antigos tropeiros. Temos também uma rede de estradas vicinais com muitos tipos de terreno, passando por capões (para fazer a sesteada no meio do trajeto), arroios (onde uma vez que outra se toma um banho), passos (Passo do “S”, Passo da Ilha, Passo do Carro, etc.), fazendas antigas, paradouros...
Bueno, e por onde andam os ciclotropeiros? Pelos caminhos de São Chico e região: Estrada do Meio, Estrada do Cerrito, Corredor do Passo do Carro, Corredor do Guirra, Estrada das Barragens, Estrada Geral do Rincão dos Kroeff, RS 020, Estrada São Chico – Canela, Serra do Umbú, Serra do Pinto, e outras mais. Mas além de pedalar por aqui, os ciclotropeiros também participam de eventos ciclísticos: Audax 200km de Lajeado (Audax do Vale), Audax 200km de Criciúma (Audax do Carvão), 2º São Chico Eco - Running. O grupo dos ciclotropeiros também foi grande parceiro na organização do I Passeio Eco – Ciclístico da APA Rota do Sol e no I Passeio Eco – Ciclístico do Parque Estadual do Tainhas. Muitas ciclotropeadas repontando a cultura da bicicleta, visitando caminhos e divulgando São Chico ainda estão por vir...

Algumas idéias e objetivos do ciclotropeirismo

·          Colocar São Chico no mapa do turismo, através de divulgação das nossas belas rotas e caminhos para a prática das mais variadas modalidades de ciclismo, entre as quais o cicloturismo.
·          Divulgar a bicicleta como veículo de deslocamento, e não somente como equipamento esportivo.
·         Integrar as pessoas e resgatar os caminhos esquecidos dos antigos tropeiros.
·         Clamar pelo respeito ao ciclista. Lembre-se: uma bicicleta a mais significa um carro a menos.
·         Como grupo de ciclismo, organizar e participar de eventos ciclísticos.
Levar um chasque serrano a outras querências, no lombo da bicicleta!
·         Sempre guardar o respeito a natureza e aos costumes do local visitado.
·          Interagir com o caminho, e não somente passar por ele.
·         Pedalar. Mais vezes e mais longe!





Rodrigo Cambará Printes
                                                                 Iuri Buffon